Carregando

Os 07 erros mais comuns em Marketing Digital

A quantidade de Brasileiros com acesso a internet vem aumentando a cada dia e nada mais natural que as empresas queiram estar mais presentes nos meios digitais. 

 

Mesmo percebendo a importância de ter presença digital, algumas instituições, na sua maioria de pequeno e médio porte, não se atentaram da importância de estar bem apresentada na internet, por achar que é ‘coisa de sobrinho’ ou pelo total desconhecimento da sua força.

Ao longo dos anos em que atuo nesta área, percebo algumas características em comum e equivocadas por parte dos empreendedores. Sobre elas falarei abaixo:

1) Falta de Planejamento Digital
Ter presença digital é muito mais que uma página em uma mídia social com um sobrinho fazendo publicações com amigos curtindo e comentando. Ter presença digital é realizar um Planejamento traçando o perfil da empresa, perfil do público, quem são seus concorrentes, quais ações serão tomadas, quando, com que investimento e qual resultado esperado. Muitos ainda pensam que estar na internet ‘é fácil’ e com isso age de forma amadora, perdendo visibilidade para os concorrentes que estão atentos e cientes da atenção profissional que ela exige.

 

2) Contratar ‘sobrinhos’
Outra coisa muito comum por parte das empresas é contratar algum parente/amigo próximo que "entende" de Facebook para fazer as campanhas de Marketing Digital. Entra na mesma questão acima, por não acreditar ou por não ter consciência da sua força perde espaço para a concorrência. A contratação de uma empresa especializada é vital para os bons resultados nas ações.

3) Baixo investimento nas campanhas
Quando uma empresa realiza uma ação que envolve panfletagem, ela vê o material impresso e a equipe contratada distribuindo nos semáforos ou em locais estratégicos. Quando se trata de Marketing Digital, o valor investido nos Links Patrocinados não é visto ‘a olho nú’ o que gera desconfiança por parte dos empresários que pagam uma fortuna para ver um anúncio em uma revista, mas que tem receio de pagar poucos dígitos em uma campanha no Google Adwords, exigindo com isso muita habilidade do profissional para convencer e mostrar que o resultado pode e será surpreendente.

4) Querer resultados imediatos
O Marketing Digital, diferente do Marketing tradicional oferece resultados em curto/médio prazo, mas os números não aparecem de forma imediata, precisam de alguns meses e testes para que as ações se consolidem. Esta ansiedade associada a baixos investimentos geram frustrações nos empreendedores, que muitas vezes querem números milagrosos e ainda esperam que as campanhas transformem o faturamento da empresa em pouco tempo.

5) Ter um website desatualizado
O website é a empresa 24 horas disponível para os clientes, que podem acessar de forma virtual todas as informações necessárias para contratar o serviço ou adquirir o produto. Com isso faz-se necessário que este além de estar atualizado, seja responsivo, de maneira que se adeque aos diversos dispositivos, tais como computador, tablet e smartphone, para melhor leitura das informações. 

6) Não atualizar as mídias sociais da empresa
Outro comportamento muito comum são as empresas que criam páginas em algumas midias sociais e por motivos variados deixam de alimentá-las, mas não excluem suas contas. Pode não parecer, mas este é um risco para a empresa, pois os clientes podem achar que a empresa não funciona mais por encontrar na sua página do Facebook, por exemplo, a última publicação com data de 2012.

7) Não analisar relatórios
Uma das vantagens das campanhas de Marketing Digital é que os resultados podem ser mensurados automaticamente, ou seja, enquanto a campanha está no ar pode ter acesso a quantidade de pessoas que estão visualizando, curtindo, comentando, compartilhando, de onde vem este público, se comprou ou não, entre outras informações. Por ser online, caso a campanha não esteja indo bem mudanças podem ser feitas a qualquer momento com o objetivo de alcançar os resultados esperados. Poucos se preocupam efetivamente em analisar os relatórios oferecidos gratuitamente por estas plataformas, analisar criteriosamente os números do alcance de uma ação no Facebook ou quantos usuários visitam o site, é vital para o bom desempenho e para o sucesso de uma empresa na internet. Ver os números e saber como usá-los é importantíssimo para tornar o investimento em lucro.

Se fosse falar aqui todos os erros, teria uma infinidade de itens a serem citados e discutidos, mas peguei os que considero mais comuns, principalmente os que mais vivencio no meu dia-a-dia na agência. A internet ainda é uma novidade, um mistério para alguns, mas para outros já é bem familiar, se você se identificou com alguns dos erros citados, independente de qual tenho um conselho a dar: leve como seriedade e não perca a oportunidade de melhorar o desempenho da sua empresa sem precisar comprometer seu faturamento.

Só mais uma coisa… Saiba como aplicar o seu dinheiro na internet e contrate uma empresa especializada para lhe orientar nisso. Economizar com ‘sobrinhos’ por lhe custar muito caro. 

 

Fonte: Administradores 

Fale com a Vioti

Trabalhe Conosco

Onde Estamos